quinta-feira, 24 de março de 2011

Barateiro vence Lusa e é bicampeão da Divisão Especial


Luciano Bergamaschi/CBFS

Catarinenses erguem o troféu pela segunda vez consecutiva
São Paulo (SP) - O Barateiro (SC) conquistou neste domingo (20/3) o bicampeonato da Taça Brasil Correios de Futsal sub-15 Feminina – Divisão Especial. Com um atuação segura, a equipe da cidade de Brusque (SC) venceu a final contra a Lusa/Tiger/Alvorada (SP) por 6 a 2 no ginásio Presidente Ciro II, em Sâo Paulo (SP), e garantiu o título da sexta edição do campeonato.

Destaque do jogo com quatro gols marcados, Amanda, foi sincera e disse que não esperava marcar tantas vezes. “Não estou acostumada, porque jogo mais atrás, fico mais na defesa. Mas foi bom demais porque ajudei a equipe a vencer e conquistar o bicampeonato”, disse ela, que elogiou a vibração do time. “Vibramos muito e isso foi nisso que ganhamos o jogo”, analisou.

Os primeiros minutos foram de muito estudo e pouca técnica. As equipes adotaram posturas cautelosas, e o jogo ficou sem emoção. Porém, pouco depois, a emoção apareceu. Aos 5min53, Thayna, da Lusa, apareceu livre na área para completar cruzamento e abrir o placar. No lance seguinte, o Barateiro chegou ao empate. Depois de triangulação no meio da quadra, Thainara recebeu passe, ajeitou o corpo e chutou com precisão para igualar o marcador.

Era um resultado justo pelo que as equipes produziram na etapa, mas, perto do fim, as catarinenses pularam à frente do placar. Aos 14min05, a goleira Ana, do Barateiro, recebeu passe e chutou para frente. A bola viajou até área da Lusa, e a fixo Thayna, não percebendo a aproximação da arqueira Bruna, deu um leve toque de cabeça, marcando gol contra.

No segundo tempo, o Barateiro começou disposto a garantir a vitória e, no primeiro ataque, aumentou a vantagem. Aos 17min41, Amanda entrou livre pela esquerda do ataque e chutou cruzado para fazer o 3 a 1 no placar. Sem alternativa, a Lusa optou pelo goleiro-linha para pressionar, mas, desorganizada, foi presa fácil para o Barateiro.

Aos 22min57, Amanda percebeu a goleira adianta e mandou por cobertura para fazer o quarto gol. Depois, aos 25min23, Amanda chutou cruzado e fez o quinto, deixando as catarinenses muito perto do título. Aos 26min36, a ala marcou mais um gol e chegou aos quatro assinalados no jogo. Perto do fim, aos 28min24, Thaís descontou para a Lusa, mas a reação foi tardia.

Nos pênaltis, Barateiro é finalista da Divisão Especial

Luciano Bergamaschi/CBFS

Ana defendeu a última cobrança e garantiu a vaga catarinense na final
São Paulo (SP) – Deu Barateiro (SC) na segunda semifinal da 6ª Taça Brasil Correios de Futsal sub-15 Feminina – Divisão Especial. Neste sábado (19/3), as catarinenses precisaram dos pênaltis para vencer a Esmac/Ananindeua (PA) por 6 a 5 depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal.

A partida foi disputada no ginásio Presidente Ciro II, em São Paulo (SP), e classificou os catarinenses para a decisão do torneio, que será realizada neste domingo, às 10 horas. O adversário do Barateiro será a Lusa/Tiger/Alvorada (SP), que eliminou o La Salle (AM) na primeira semifinal do dia.

Para o técnico catarinense, Anderson Machado, o mérito da equipe foi não desistir do jogo. “A gente sabia que seria difícil, mas também sabíamos que o time tinha condições de conquistar a vaga. Lutamos muito até o final e conseguimos marcar um gol, que nos deu força em um momento importante do jogo”, analisou.

Foi um primeiro tempo de muita marcação de ambos os lados. Por isso, os ataques tiveram dificuldades de criar boas situações de perigo para as goleiras Mile, da Esmac, e Ana, do Barateiro. As melhores chances foram criadas em chutes de longa distância, mas foram prontamente evitados pelas arqueiras.

Só que, a 14 segundos do término do período, a Esmac abriu o placar. Depois de cobrança de falta ensaiada, a bola chegou até a fixo Toquinho, que chutou da intermediária e acertou o canto inferior da arqueira adversária para colocar as paraenses em vantagem.

No segundo tempo, o jogo foi mais movimentado. O Barateiro teve que sair para o ataque e deixou espaços na defesa, que foram muito explorados pelas paraenses. No entanto, as duas equipes, nervosas, pecavam na finalização e o placar permaneceu inalterado.

No fim, as catarinenses eram só pressão. A Esmac valorizava a posse de bola, mas, no minuto final, cometeu um erro fatal. O time paraense saiu jogando errado, as catarinenses recuperaram a bola e, com toques rápidos, deixaram Amanda livre, que só empurrou para o gol e empatou a partida a 18 segundos do fim.

Prorrogação
Na prorrogação, o Barateiro começou melhor, animado por causa do empate nos últimos segundos. Pressionando muito, o time catarinense teve um pênalti, mas Bruna chutou para fora e desperdiçou a oportunidade da virada. Porém, ninguém conseguiu marcar. No segundo tempo, os dois times, cansados, partiram para o ataque, mas a decisão ficou mesmo para os pênaltis.

Na cobrança de penalidades máximas, os times controlaram bem o nervosismo e foram eficientes nas cobranças. Nas cinco primeiras cobranças, cada equipe converteu quatro e desperdiçou apenas uma. No entanto, nas batidas alternadas, a goleira Ana, do Barateiro, defendeu uma cobrança e deu a vaga à equipe de Santa Catarina.

Barateiro empata com a Lusa e classifica-se

Luciano Bergamaschi/CBFS

Catarinenses e paulistas fizeram um jogo equilibrado, mas não saíram do 0 a 0
São Paulo (SP) - O Barateiro (SC) conquistou nesta sexta-feira (18/3) a última vaga para a semifinal da 6ª Taça Brasil Correios de Futsal sub-15 Feminino – Divisão Especial. Jogando no ginásio Ciro II, em São Paulo (SP), o time catarinense arrancou um empate por 0 a 0 com a Lusa/Tiger-Alvorada (SP) e somou o ponto que precisava para garantir a vaga.

Com o resultado, o time catarinense somou quatro pontos e terminou em segundo lugar da chave A, que teve como líder a Lusa, com sete pontos. Agora, os dois times disputam a semifinal da competição neste sábado (19/3). Às 18 horas, o time paulista enfrentará o La Salle (AM), e, às 19 horas, a equipe catarinense duelará contra a Esmac/Ananindeua (PA).

Feliz com a classificação da equipe, o técnico do Barateiro, Anderson Machado de Menezes, enalteceu a classificação da equipe para a semifinal. “Entramos podendo classificar ou rebaixar. Então, isso pesou um pouco na cabeça das meninas, mas ainda bem que conseguimos controlar isso e garantir o resultado”, afirmou.

O jogo
A Lusa entrou na partida já classificada, mas o Barateiro precisava de pelo menos um empate para garantir a classificação. Por isso, o time catarinense teve mais iniciativa nos primeiros minutos, quando dominou a posse de bola e criou as melhores oportunidades. Porém, por falta de pontaria, não conseguiu abrir o placar.

Já a Lusa fechou-se na defesa e tentou explorar os contra-ataques e os chutes de longa distância. No entanto, a boa atuação da goleira Ana garantiu que o placar da primeira etapa terminasse 0 a 0.

No segundo tempo, a Lusa saiu mais para o jogo, obrigando o Barateiro a se fechar. Só que, novamente, o time paulista não conseguiu marcar os gols por causa das excelentes defesas da goleira Ana, destaque do Barateiro no jogo.

Mais perto do fim do jogo, o time catarinense aproveitou que a Lusa deu um tempo no ataque e se arriscou mais, buscando o gol que daria tranqüilidade ao time. Com boas chances criadas, o Barateiro até esteve perto do gol, mas também falhou na hora de concluir.

Barateiro vence e embola a disputa no grupo A

Luciano Bergamaschi/CBFS

Catarinenses conquistaram a primeira vitória na competição
São Paulo (SP) - O Barateiro (SC) está vivo na 6ª Taça Brasil Correios de Futsal sub-15 Feminina – Divisão Especial. Nesta quinta-feira (17/3), a equipe catarinense derrotou o Esportval/Fut Art (DF) por 2 a 0 no ginásio Ciro II, em São Paulo (SP), conquistou a primeira vitória na competição e igualou-se aos líderes do grupo B, entrando de vez na briga por uma vaga na semifinal.

Brasilienses e catarinenses estão com três pontos, mesma pontuação da Lusa/Tiger/Alvorada (SP) e Foz Futsal/Penalty (PR), que se enfrentam às 19 horas. No critério de desempate do goal average, as catarinenses levam desvantagem em relação aos adversários e estão em último lugar da chave. As paulistas lideram, seguidas das paranaenses e do Esportval.

No entanto, o Barateiro ainda entra em quadra nesta sexta-feira (18/3), às 19 horas, para enfrentar a Lusa. Uma vitória classifica o time catarinense para a semifinal. Já o Esportval já realizou as três partidas da primeira fase e tem remotas chances de classificação. Por outro lado, o time brasiliense tem que se preocupar com o rebaixamento, pois as duas equipes com menor pontuação rebaixam a federação para a 1ª Divisão da próxima temporada.

O jogo
O primeiro tempo do jogo foi das defesas, que impediram a abertura do placar. Com dificuldades para criar jogadas ofensivas, as duas equipes apelaram para os chutes de longe. Só que, sem pontaria, ambas não levaram muito perigo com os remates.

Na segunda etapa, o jogo foi diferente. Com mais movimentação dos dois times, o jogo ficou mais dinâmico, e as oportunidades começaram a surgir. Na primeira delas, aos 16min02, o Barateiro abriu o placar com Talia, que fez boa jogada individual e chutou cruzado para colocar as catarinenses na frente.

Em desvantagem no marcador, o Esportval foi obrigado a sair mais para o jogo, já que precisava da vitória para seguir na briga pela classificação. As brasilienses pressionaram, muito, mas também deixaram a defesa desguarnecida, favorecendo o contra-ataque do Barateiro.

Bem postada na defesa, a equipe catarinense conseguiu segurar o placar e, no minuto final, Isa marcou o segundo e garantiu a vitória do time, para a alegria do técnico Anderson Machado de Menezes. “Hoje o nosso time foi vibrante, guerreiro. A gente sabia que ia enfrentar um time de qualidade e a diferença teria que ser essa força, essa vontade de vencer”, afirmou ele.

sábado, 19 de março de 2011

BARATEIRO FUTSAL FIRMA PARCERIA COM GRUPO UNIASSELVI

 

O Grupo Uniasselvi é mais um parceiro do Barateiro Futsal Feminino de Brusque.

Para o ano de 2011, a equipe pretende disputar as seguintes competições:

Estadual Sub17 e Estadual Sub20, Estadual Adulto, Taça Brasil Sub15, Taça Brasil Sub17, Taça Brasil Sub20;Olimpíadas Escolares, OLESC, JASC – JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA e Joguinhos – JOGUINHOS ABERTOS DE SANTA CATARINA, Liga Nacional de Futsal Feminino, Campeonato Catarinense Adulto Futebol de Campo e JUCS(Jogos Universitários)

No último ano esta equipe obteve os seguintes resultados: Terceiro lugar Olesc, Campeão Estadual Joguinhos;Campeão Estadual sub 15, Vice-Campeão Estadual sub 20, Campeão Taça Brasil Sub 15 e Vice-Campeão Estadual Sub 17.

O novo parceiro da equipe – GRUPO UNIASSELVI – tem em Santa Catarina pólos em Indaial, Blumenau, Guaramirim, Brusque e Rio do Sul. Atua com cursos de graduação, pós-graduação, graduação e pós-graduação à distância nestas e várias cidades do estado que suas modalidades de ensino abrangem.